Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Esporte

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Após aprovação do Ministério da Cidadania, Arena de Pato Branco ganhará novo local

Postado em 14/10/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Assessoria Prefeitura de Pato Branco*


O projeto de construção da Arena de Esportes Multiuso de Pato Branco, apresentado aos munícipes no fim da tarde de quinta-feira (14), ganhará um novo espaço após o Ministério da Cidadania aprovar a solicitação de alteração do local feita pela Administração Municipal. O projeto anterior estava inadequado e feria a Lei de Uso e Ocupação do Solo por estar em Área Especial Socioambiental (AESA). Com a aprovação do Ministério, as obras devem iniciar nos próximos meses e garantir o acesso a múltiplas modalidades esportivas pela comunidade.

“Com espaço adequado, que irá comportar todas as modalidades esportivas, poderemos trazer competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Hoje, o espaço que temos é pequeno e algumas modalidades não podem ser praticadas ali. É um diferencial de águas para o esporte pato-branquense, com um local moderno e adequado tanto para atletas quanto para torcedores”, destacou o secretário de Esporte e Lazer Alexandre Zoche.

Inicialmente, a Arena de Pato Branco estava prevista para ser edificada dentro do Parque de Exposições. No entanto, a Lei 046/2011 veda a edificação de qualquer estrutura, seja pública e privada, em AESA. Além disso, o espaço integra uma área de preservação de vegetação (APEV) e fica dentro de uma unidade de conservação, o que também impede a edificação.

Em julho deste ano, a chefe do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, Flávia Ostapiv, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Keli Starck, também apontaram a inviabilidade da construção no local indicado, em audiência pública. Na ocasião, foi destacado que no espaço existem 242 árvores nativas, espécies de relevância para a manutenção da biodiversidade local. Além de que, a área serve de colchão de amortecimento para o Parque Ambiental Vitório Piassa.

Por haver um aporte do Governo Federal em R$ 5 milhões para início das obras, garantidos por emenda parlamentar do deputado federal Fernando Giacobo, a Administração Municipal solicitou a alteração de local para garantir que o projeto fosse executável de forma legal e garantir a celeridade do empreendimento. Com a aprovação do Ministério em aplicar o recurso em novo local, o projeto fica regularizado e pode ter o início das obras.

Assessoria Pato Branco

Quando completa, a Arena terá mais de 8 mil metros quadrados de área construída, divididos em dois pavimentos, e capacidade de público para até 5 mil pessoas. O espaço também poderá ser usado tanto para esportes quanto para eventos culturais.

Fonte: Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários