Ouça agora na Rádio

Ouça agora

SpaceX planeja realizar 1º voo orbital da Starship em julho

Imagem Noticia

Imagem: Flickr/SpaceX

Compartilhe agora
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Postado em 29/06/2021 por Sistema Plug

O primeiro voo de teste orbital da Starship pode acontecer em julho. A possibilidade foi mencionada pela Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, durante a conferência de Desenvolvimento Espacial Internacional realizada virtualmente pela National Space Society, na sexta-feira (25).

Em testes desde 2020, os protótipos da nave com a qual Elon Musk pretende ir à Lua e posteriormente a Marte têm aumentado cada vez mais a altitude alcançada. No entanto, eles ainda não saíram da atmosfera terrestre, o que pode acontecer no voo orbital.

Para tanto, a companhia precisa de autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A agência está analisando a solicitação e revisando as exigências, mas não respondeu até o momento, o que pode atrasar os planos de decolagem no próximo mês.


PorPor enquanto, os protótipos da Starship só realizam voos curtos.

Fonte:  Flickr/SpaceX 

Em relação a isso, Shotwell reconheceu a possibilidade de atraso, mas disse que a Starship está pronta para decolar nos próximos dias. “Espero que consigamos, mas todos sabemos que isso é difícil. Estamos realmente prestes a voar nesse sistema, ou pelo menos tentar o primeiro voo orbital”, afirmou.


Viagem deve durar 90 minutos

Conforme o plano de voo detalhado pela empresa no mês passado, o protótipo decolará da base de Boca Chica, no Texas (EUA), impulsionado pelo foguete Super Heavy, subindo até a órbita. Em seguida, a nave iniciará as manobras de retorno, pousando em uma plataforma no Havaí.

O experimento, que deve durar 90 minutos, permitirá verificar o funcionamento da nave em altitudes maiores do que as registradas até o momento. No voo mais recente, o protótipo SN15 alcançou “apenas” 10 km antes de pousar sem explodir.

A versão experimental da nave é construída em aço inoxidável e tem cerca de 50 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares. Com o foguete Super Heavy, o conjunto chega a 120 metros de altura na hora do lançamento.