Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Velozes & Furiosos 9: Perguntas não respondidas no filme de Vin Diesel

Imagem Noticia

Adoro Cinema

Compartilhe agora
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Postado em 30/06/2021 por Sistema Plug

Filme da franquia de ação de Dom Toretto traz algumas respostas mas deixa muitas questões em aberto. Confira!


Velozes & Furiosos 9 chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 24 de junho. Segundo filme de uma trilogia que começou em Velozes & Furiosos 8, o longa-metragem de Vin DieselMichelle Rodriguez e John Cena trouxe muitas respostas para alguns mistérios da franquia.

Entre elas, por que Jakob, irmão de Dom e Mia, não foi mencionado antescomo Han estava vivo, e se o personagem de Paul Walker vai ou não voltar para a saga de ação. No entanto, Velozes & Furiosos 9 também deixou muitas perguntas em aberto — que esperamos que sejam respondidas no capítulo final da franquia, que será dividido em duas partes. Confira abaixo as maiores questões não respondidas no filme.

Velozes & Furiosos 9: O que acontece no final do filme?

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE VELOZES & FURIOSOS 9.

Continue por sua conta e risco.


DOM E JAKOB NUNCA SE ENCONTRARAM DEPOIS DA TRETA?

Universal Pictures

Velozes & Furiosos 9 explica bem por que Dom e Mia (Jordana Brewster) nunca mencionaram que tinham outro irmão antes e o apagaram de todas as suas histórias de infância. Acontece que na corrida que matou o pai de Dom — sobre a qual ele contou a Brian (Paul Walker) no primeiro filme — seu carro foi adulterado, fazendo com que explodisse durante a corrida. O adolescente Dom percebeu que foi seu irmão mais novo, Jakob, quem mexera no motor e presumiu que ele havia sabotado o pai de propósito. Dom baniu Jakob da família e nunca mais falou dele.

Velozes & Furiosos 9: Personagem de Paul Walker voltou, afinal?

No entanto, quando Dom decide rastrear Jakob como um adulto, ele vai direto para o amigo de seu pai, Buddy (Michael Rooker), que também trabalhou na equipe de seu pai. Ele revela que sabia que Buddy ajudou Jakob depois que Dom o expulsou, ao que o mentor diz que Jakob só ficou com ele por cerca de um ano antes de seguir em frente. E inclusive Mia revela que manteve contato com o irmão por um tempo, mas que depois ele desapareceu — provavelmente tendo se juntado a uma agência de espionagem. Mesmo assim, parece um pouco estranho que nem Dom nem Mia teriam se encontrado com ele novamente depois que ele deixou a casa de Toretto. Afinal, Buddy provavelmente morava no mesmo bairro dos Torettos e, desde então, eles nunca se esbarraram? Jakob simplesmente nunca saiu de casa (quarentenado como muitos de nós hoje)? Dom nunca mais foi visitar Buddy? Algo de errado não está certo...

ONDE ESTÁ O SR. NOBODY E POR QUE NINGUÉM SE IMPORTA COM ISSO?


Universal Pictures

Velozes & Furiosos 9 começa com Sr. Nobody (Kurt Russell) enviando um sinal de socorro criptografado destinado apenas a Dom e sua equipe. Em sua mensagem, ele diz que seu avião caiu e está com cargas perigosas a bordo. Depois de um pouco de persuasão, Ramsey (Nathalie Emmanuel), Roman (Tyrese Gibson) e Tej (Ludacris) convencem Letty) e Dom a procurarem pelo agente. Eles vão até o local do acidente de avião e não há nenhum vestígio do Sr. Nobody.

O que eles encontram é parte de um dispositivo, do Projeto Ares, que pode facilmente sequestrar todas as superarmas do mundo. É claro que o Sr. Ninguém queria que eles o encontrassem, junto com a localização de seu esconderijo secreto. Mas onde está ele? Depois de fazer uma busca superficial sobre a localização dele, a equipe de Toretto não faz nenhum esforço em continuar tentando descobrir se o personagem de Kurt Russell ainda está vivo. E ele nunca mais é mencionado!

Velozes & Furiosos 9: Todas as participações especiais do filme

Afinal, parecia um acidente bem devastador, mas considerando que o Sr. Nobody é responsável por planos que até mesmo Han pudesse sobreviver à sua morte aparente e trata-se de Velozes & Furiosos, tudo pode acontecer. Jakob parece ter causado o acidente, libertando Cipher (Charlize Theron) de Nobody mas deixando o dispositivo Ares, que estava guardado por uma criptografia que aparentemente só Ramsey poderia quebrar. Mas por que o irmão de Dom não levou o Sr. Nobody também? Será que o sumiço dele vai gerar mais uma conexão com a série animada Velozes & Furiosos - Espiões no Asfalto? Ou simplesmente vai ser revelado em Velozes & Furiosos 10?

COMO HAN REALMENTE SOBREVIVEU?

Universal Pictures

Um dos principais mistérios de Velozes & Furiosos 9 foi sobre o retorno de Han, já anunciado nos trailers. O filme até ofereceu uma resposta satisfatória mas não mostra nenhum detalhe de como ele sobreviveu e deixa várias questões em aberto. De acordo com Han, em algum momento entre o final de Velozes & Furiosos 6 e o início de Desafio em Tóquio (que ocorre cronologicamente entre o sexto e o sétimo filmes), Han foi recrutado como agente pelo Sr. Nobody.

Algum tempo antes de Sean Boswell (Lucas Black) aparecer em Tóquio, Han fez um trabalho para o Sr. Nobody que o fez conhecer a jovem órfã Elle (Anna Sawai). Depois de salvar a vida dela, Han a protegeu, e o Sr. Nobody sabia que era crucial que ela ficasse escondida. Ele determinou que a melhor maneira de fazer isso era fingir a morte de Han, para que ninguém estivesse procurando por ele. É uma ótima solução para trazer de volta o personagem, exceto por uma coisa: a perseguição de carro em que Han se envolveu quando morreu não parece ter sido armada. E olha que o acidente já foi mostrado diversas vezes em muitos filmes. Em Desafio em Tóquio, vemos que Han está fugindo de seu ex-parceiro de negócios depois que foi pego roubando da Yakuza. Anteriormente, parecia que Deckard Shaw (Jason Statham) aproveitou a oportunidade para tirar Han capotando o carro dele com seu próprio veículo. Mas agora devemos entender que o Sr. Nobody de alguma forma encenou a coisa toda.

Será que Han estava fisicamente presente durante toda a perseguição em Desafio em Tóquio? O Sr. Nobody arranjou um sósia para morrer em seu lugar? Afinal, mesmo vendo a batida de dentro de seu carro, não há como Han ter escapado do carro antes que Deckard colidisse com ele. Será que o Sr. Ninguém estava espreitando, pronto para retirá-lo no instante em que uma oportunidade se apresentasse? Se sim, como ele tirou Han do carro destruído sem que ninguém percebesse?

O QUE ACONTECEU COM O LITTLE NOBODY?


Universal Pictures

Velozes & Furiosos 8, o primeiro filme da trilogia que vai terminar em Velozes 10 (dividido em duas partes), apresentou Little Nobody (Scott Eastwood), personagem que trabalhou ao lado do Sr. Nobody e da equipe de Dom quanto Cipher chantageou Toretto para trair seus amigos. Mas embora Little Nobody estivesse no churrasco da família no final do filme — normalmente um indicador bastante sólido de que um personagem ascendeu ao posto de família e continuará a aparecer nos próximos filmes — ele está completamente ausente de Velozes & Furiosos 9. É um pouco estranho que, com uma trama tão ligada aos planos do Sr. Ninguém, ninguém sequer pensasse em mencionar a procura de seu segundo em comando. Será que ele foi deixado de lado porque não causou tanta impressão assim no oitavo filme? Ou porque está ocupado com a fuga do Sr. Nobody? Será que ele vai retornar em Velozes 10?

Velozes & Furiosos 20 Anos: 10 atores que você esqueceu que estavam na franquia

QUEM É A PERSONAGEM DE CARDI B E COMO DOM ARMOU AQUELA TRAIÇÃO EM LONDRES?

Universal Pictures

Todo arco de Londres é bem confuso, e serve mais para dar destaque a Helen Mirren finalmente dirigindo e para a música de Anitta tocando ao fundo da cena da mansão. Olha só a descrição:

Dom encontra Magdalene Shaw em Londres e pede que ela o leve até o irmão. Só que coincidentemente ela já sabia que Jakob estava procurando por Dom e revela que ela pretende entregá-lo, pois já havia recebido a quantia. Queenie (como Dom a chama) o leva direto para uma mansão palaciana de propriedade de Otto (Thue Ersted Rasmussen), que está financiando as operações de Jakob, e é filho do ditador de um país não especificado do Leste Europeu. Lá, Dom passa por dezenas de mulheres dançando na frente da casa - ao som de Furiosa, música de Anitta - para confrontar Jakob lá dentro. Mas nenhum embate acontece. Eles logo são cercado por agentes da Interpol, já que aparentemente a presença de Otto torna a mansão um solo estrangeiro, e Dom está invadindo. Mas depois que Dom é preso, descobrimos que os tais agentes da Interpol são, na verdade, o contato de Dom, Leysa (Cardi B) e sua equipe, que anteriormente estavam disfarçados de dançarinos na festa. Elas libertam Dom, que volta ao importante negócio de frustrar o plano de Jakob e salvar o mundo.

Primeiro, a personagem de Cardi B não é apresentada, simplesmente supomos que ela seja alguém do passado de Dom (e que já está confirmada em Velozes 10). Segundo, considerando como Dom acabou naquela festa em primeiro lugar, como ele poderia ter armado isso? Ele não teve tempo de entrar em contato com Leysa ou coordenar como sua equipe interceptaria a ligação para a Interpol e se apresentaria como seus agentes. Ele passou direto de perguntar a Queenie onde Jakob estava para ser deixado por ela na casa de Otto. A Interpol já estava investigando Jakob e Otto? Parece que alguns passos foram pulados, deixando claros furos de roteiro, para dizer o mínimo.

NENHUMA AÇÃO TEM CONSEQUÊNCIAS?

Universal Pictures

A franquia Velozes & Furiosos sempre teve cenas insanas e improváveis, das quais o próprio enredo faz graça. Embora imponentes e divertidas de assistir, as sequências não tem nenhuma consequência real. Veja a cena da ida ao espaço, por exemplo. Ainda que tudo seja improvável, parece um pouco estranho que, depois de desafiar todas as probabilidades, conseguir ir para órbita e destruir o satélite que foram enviados para desarmar, que Roman e Tej sejam capazes de essencialmente pegar carona para casa com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional sem quaisquer consequências negativas.

De fato, não temos realmente nenhuma ideia do que aconteceria se dois homens que tinham registros anteriores na lista dos mais procurados da Interpol (dados esses que foram excluídos) e acabassem flutuando em trajes de mergulho por um Pontiac Fiero fora da Estação Espacial Internacional. Dificilmente parece o tipo de coisa que alguém planejaria. Mas parece que deveria ser mais severo do que apenas ficar semanas na estação espacial e ter permissão para acompanhá-los em sua viagem de volta à Terra. Talvez as agências espaciais do mundo estivessem tão confusas que simplesmente desistiram?

Velozes & Furiosos 9: Conheça a insana cena que precisou ser cortada do filme de Vin Diesel

Outra sequência é a destruição enorme que Dom e sua equipe causaram enquanto trabalhavam para impedir Otto de ganhar o poder de destruir o mundo. Esta não é a primeira vez que a equipe de Dom destruiu quarteirões da cidade, edifícios ou acabaram com dezenas de carros, é claro, mas em filmes anteriores, eles tiveram que fugir depois ou trabalharam para o governo, o que presumivelmente ajudou a limpar a bagunça.

Desta vez, eles estão efetivamente por conta própria, o que levanta a questão de por que eles são capazes de relaxar em um churrasco em família no final, em vez de serem presos por causar dezenas de milhões de dólares em danos à propriedade? Parece um pouco estranho que ninguém precise pagar — literalmente — por toda a destruição que causaram, mesmo que seja em nome da salvação do mundo.

Velozes & Furiosos 9 está cartaz nos cinemas. Leia a nossa crítica do filme.