Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Holanda investiga falta de competição em apps de pagamento via NFC

Imagem Noticia

Imagem: Pexels

Compartilhe agora
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Postado em 06/07/2021 por Sistema Plug

Nesta sexta-feira (2), a Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados (ACM) publicou um relatório final da investigação sobre as suspeitas de anticompetitividade no mercado holandês de aplicativos de pagamento. Segundo a entidade, as regras europeias em vigor não são suficientes para aliviar suas preocupações e, por esse motivo, sugere que novas regulamentações sejam implementadas.

A ACM explica que, atualmente, a tecnologia de pagamentos por meio do NFC é um incentivo relevante para que os participantes do mercado desenvolvam suas próprias soluções, como aplicativos, para se adequarem à modernização — especialmente quando os consumidores podem usufruir da tecnologia sem o celular, como por meio de cartões de crédito sem-contato.

Entretanto, a autoridade afirma que participantes como os bancos ainda não possuem acesso à tecnologia por meio de celulares e, dessa maneira, estariam atrasados em relação à concorrência. Como resultado, tanto os comerciantes quanto os consumidores possuiriam menos opções de escolha para os pagamentos.


PagamentosPagamentos por meio de NFC podem ser encontrados em aplicativos como Google Pay e Apple Pay. (Fonte: Pexels)

Fonte:  Pexels 

Em conclusão, a ACM detalha que as medidas presentes no Regulamento da Taxa de Intercâmbio (IFR), que serviu de base para a investigação, não são suficientes para resolver o problema, pois são dependentes da possibilidade de escolha entre diferentes aplicativos, algo que não existe na Holanda atualmente.

A entidade propõe como solução o desenvolvimento de novos regulamentos para obrigar companhias do ramo de celulares, como a Apple, Samsung e Google, a promover o acesso a tecnologias essenciais, como o próprio NFC.