Ouça agora

Destaques

Policiais

Santa Catarina

Compartilhe agora

Chacina em Saudades acelera criação de grupo para combater crimes cibernéticos em SC

Postado em 31/05/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Gaeco*


O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou na sexta-feira (28), que pretende estruturar um grupo para combater crimes cibernéticos. Segundo o MP, a unidade especializada – intitulada como Cyber GAECO – já era planejada. Entretanto, a chacina que aconteceu no município de Saudades, no Oeste catarinense, acelerou a iniciativa.

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado GAECO) de Santa Catarina foram ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), para conhecer a unidade especializada em crimes cibernéticos instalada no Estado.

De acordo com o MPSC, a implantação deste modelo de força-tarefa especializada em crimes praticados por meio da internet, deepweb e outros meios digitais já era planejado como ação estratégica da administração.

A chacina de Saudades, que acelerou este processo, culminou na morte de duas educadoras e três crianças, além de outras 14 vítimas de tentativa de homicídio. Em coletiva de imprensa na sexta-feira passada (21), o promotor do Ministério Público, Douglas Dellazari, informou que o autor do ataque pesquisava conteúdos impróprios de extrema violência na internet.

“Infelizmente esses crimes que ocorrem em ambientes como a darkweb têm sido um fenômeno cada vez mais constante e presente no nosso cotidiano. Por isso, fomos ao Ministério Público de São Paulo conhecer o modelo bem-sucedido do Cyber GAECO e vamos celebrar um convênio para replicar essa estrutura em Santa Catarina”, ressaltou Comin.

O chefe do Ministério Público paulista, Mário Luiz Sarrubbo, agradeceu a deferência e a troca de experiências. “Também temos aprendido muito com o Ministério Público de Santa Catarina e essa troca de expertise, essa troca de informação, fortalece o Ministério Público, mas, mais que isso, fortalece a sociedade, que é a destinatária dos nossos serviços. Vamos construir convênios para que os nossos MPs possam trabalhar melhor”, comentou Sarrubbo.

O Cyber GAECO é uma unidade criada em outubro de 2018 no Ministério Público de São Paulo. Formado por um grupo para enfrentamento a crimes cibernéticos, a estrutura é vinculada ao Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) paulista.

Fonte: Clic RDC

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

um + 1 =