public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Após 53 anos de existência La Salle da lugar ao Colégio da Polícia Militar de Pato Branco

Foto: Arquivo Diário Do Sudoeste

Fundado em março de 1967 o Colégio La Salle é uma das instituições de ensino mais antigas do município e tem uma forte influência sobre os pato-branquenses, que em sua maioria estudaram, por algum período, na instituição.

Para a atual diretora da instituição, Marli Terezinha Saltier Ramos, a mudança, do Colégio La Salle para CPM, deixará muita saudade e lembranças. “Para mim, é uma escola de referência. É um local que foi a minha casa, a minha vida por muito tempo. Sempre foi uma escola com bons professores, pedagogos, funcionários no setor administrativo e alunos da qual tivemos grandes formações”, diz emocionada.

Diretora a dez anos, Marli conta que sua história com o colégio iniciou ainda quando estudava no Ensino Fundamental. “Mais tarde eu fiz o magistério e retornei como professora de Língua Inglesa, isso há 23 anos.”

Em homenagem a história da instituição no município a atual direção pretende criar um memorial com objetos e materiais do La Salle nas instalações do futuro Colégio da Polícia Militar.

Uma vez La Salle, sempre La Salle

Osmar Rubens Camargo, primeiro presidente da Comunidade Estudantil La Salle (Cels), comenta que a transição é sinônimo de um novo ciclo. Para ele, é uma despedida com gosto de orgulho. “No La Salle aprendi a ser ”gente”. Com os irmãos Lassalistas, pude crescer como amigo, companheiro, estudante e cidadão, com formação de caráter. Parte do que sou hoje, como pai de família, cidadão pato-branquense e voluntário em entidades, tem respaldo na educação recebida”, reflete Camargo.

Para o aluno da primeira turma lassalista, a partida do La Salle deixa um sentimento de gratidão pela instituição. “A despedida que se possa manifestar, hoje, será, provavelmente, de concordância dos demais colegas da primeira turma: ‘Uma vez La Salle, sempre La Salle’.”


Novo colégio

O comandante interino do 6º Colégio da Polícia Militar, capitão Luiz Antônio Ferreira Júnior, explica que a pandemia não permitiu que a transição diretamente com os alunos fosse realizada, mas explicou que, ao longo do próximo ano, serão feitas todas as adaptações necessárias para a recepção dos alunos. “Isso acontecerá para que todos os alunos aprendam sobre o regramento e também as questões cívico militares.”

Segundo Ferreira Júnior, o CPM iniciará as aulas em 18 de fevereiro, assim como os demais colégios estaduais. Ele reforça ainda que, a partir de segunda-feira (4), os pais que tiverem interesse em transferir seus filhos para o colégio, nas vagas remanescentes dos 7º, 8º, 9º, 2º e 3º anos, deverão preencher um requerimento de reserva de vagas e anexar alguns documentos. Para dúvidas, pais podem entrar em contato através de mensagem no número (46) 98818- 7286.

História

De março de 1967 até 1970, o Colégio La Salle — na época Ginásio La Salle — funcionava como uma rede de ensino privada e permitia apenas a presença de meninos. Isso porque, já existia em Pato Branco uma outra instituição que atendia somente meninas — Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças. Um tempo depois, La Salle tornou-se misto, ou seja, permitia a presença e meninos e meninas.

Em 1971, após pedidos da comunidade local, a direção e a congregação dos Irmãos Lassalistas firmou um acordo com a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed). Com a parceria, o ensino passou a ser gratuito e a instituição transformou-se em Ginásio Estadual La Salle.

Em 1989, já sem a presença dos Lassalistas, a instituição já denominada Escola Estadual La Salle passou a ofertar Ensino Fundamental. Dois anos depois, implantou o Segundo Grau, hoje Ensino Médio. Naquele mesmo período, a escola passou a se chamar Colégio Estadual La Salle, incorporando o ensino de 1ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio até 1999, quando a instituição foi desmembrada. Com isso, o Ensino Fundamental passou a ser administrado pela Prefeitura de Pato Branco e as outras modalidades pelo Estado.

Fonte: Diário do Sudoeste

  • message
    Postado por
    Estação FM
  • today
    Data
    31/12/2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug