public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Aulas presenciais em São Lourenço do Oeste recomeçam em fevereiro de forma gradativa

A administração municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma coletiva de imprensa, e live pelas suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (26), para explicar sobre a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Na oportunidade, as diretoras de cada unidade de ensino foram apresentadas.

Rafael Caleffi, prefeito de São Lourenço do Oeste, falou que “inevitavelmente as aulas vão começar”, destacando que todos os protocolos de segurança serão respeitados para não colocar em risco a saúde de pais, professores, alunos e a família. O prefeito lembrou também que a imunização com a vacina começou na semana passada no município, acompanhando o Plano Nacional de Vacinação.

Secretário de Educação, Alex Tardetti falou da necessidade e da dificuldade que é o retorno das aulas presenciais. “Esse retorno se faz muito em parceria com a Secretaria de Saúde”, enfatizando que todos os protocolos estão sendo seguidos. O secretário explicou sobre as máscaras, por exemplo, onde os alunos deverão chegar à escola de máscara, mas as unidades de ensino também terão à disposição para fornecer. “Álcool em gel e todos os insumos necessários já estão sendo providenciados para todas as escolas”, frizou.

Retorno gradativo

A Secretaria de Educação segue o Plano Municipal e Escolar para a prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19, o Plancon. O plano contempla o retorno gradativo das aulas e ensino híbrido – presencial e virtual simultaneamente. “Haverá três etapas no ensino híbrido: aqueles que vão fazer as aulas 100% virtual; os 100% presencial e as turmas intercaladas”, explicou o secretário Tardetti.

As turmas intercaladas são aquelas em que o número de alunos ultrapassa o limite estipulado no plano. Por exemplo, turmas com 30 alunos: 15 alunos frequentam as aulas presenciais numa semana, e os outros 15 alunos na semana seguinte. Na semana em que os alunos ficam em casa, haverá atividades complementares através de um sistema online. “O Plancon tem um termo de responsabilidade que o pai assina para o filho ir para a escola. Não é obrigado a voltar presencialmente. Vai ter riscos? Vai ter, e a responsabilidade precisa ser compartilhada entre família e escola”, enalteceu o secretário.

Cronograma de retorno

Dia 8 de fevereiro

  • Retomam alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;

Dias 17, 18 e 19 de fevereiro

  • Não haverá aula devido a capacitação e planejamento com professores;

* Dia 22 de fevereiro

  • Retomam alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

A partir de março

  • Retomam os alunos de 0 a 5 anos;

*Educação Integral

  • Alunos da Escola de Tempo Integral retornam em março, conforme será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, pois, os alunos da educação integral são dos níveis de 1º ao 4º ano;

Transporte escolar

  • Será respeitado o zoneamento e a capacidade ficará em 50%; haverá monitores

Mais informações

Secretaria de Educação – (49) 3344-8460 – ou na escola em que o aluno frequenta.

Fonte: Ascom Prefeitura de São Lourenço do Oeste

*Assunto retificado

  • message
    Postado por
    Estação FM
  • today
    Data
    26/01/2021
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug