Novas doses das vacinas contra a Covid-19 já estão a caminho das Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das regionais de saúde de Santa Catarina. Os imunizantes começaram a sair da Grande Florianópolis por volta das 7h30 desta quinta-feira (25), com destino a Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Lages, Rio do Sul, Joaçaba e Videira.
Logo em seguida foram enviados lotes para Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra. A partir das 13 horas serão encaminhados para a Grande Florianópolis, Tubarão, Araranguá e Criciúma, Blumenau e Itajaí.
As vacinas seguem via terrestre com o apoio das forças de segurança do estado que fazem a escolta. A previsão é entregar todas as doses ainda nesta quinta-feira. A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação de idosos. Agora serão incluídos na vacinação os idosos entre 80 e 84 anos.
Ao todo, o estado recebeu na quarta-feira, dia 24, o total de 107.700 doses: 59.500 da vacina Oxford/AstraZeneca e 48.200 doses Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.
As doses da Oxford/AstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose 2 (D2), tendo em vista que o intervalo entre a D1 e a D2 desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina Coronavac/Butantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas (24.100) para a aplicação da Dose 1 (D1), considerando que o intervalo dessa vacina é menor, de 2 a 4 semanas. Desta forma, serão enviadas 83.600 doses aos municípios. Essa forma de distribuição segue recomendação do Ministério da Saúde (MS).
Junto com a nova remessa de doses, 42.500 doses da vacina Coronavac/Butantan, que chegaram a Santa Catarina no dia 7 de fevereiro e estavam armazenadas na Rede de Frio estadual, estão sendo distribuídas para garantir a aplicação da D2. Essas doses serão aplicadas nas pessoas que já receberam a D1 da vacina.
Fonte: OesteMais