Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Primeiros casos da variante indiana da Covid-19 são confirmados no Brasil

coronavirus-toma-conta-de-uma-celula-25032020170925942-1024×883-1

Postado em 20/05/2021 por

Compartilhe Agora

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou, nesta quinta-feira (20), casos da variante indiana da Covid-19 em tripulantes de um navio ancorado na costa maranhense. Trata-se da B.1.617.2, uma das três versões já identificadas da variante indiana B.1.617. A variante foi detectada nas seis amostras enviadas para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC). Conforme o governo do Estado, os tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI” são monitorados e não há confirmação da circulação do vírus em território maranhense.

No dia 10 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a variante B.1.617, identificada primeiramente na Índia em 2020, é classificada como ‘preocupação global’.

“Nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global”, disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em Covid-19,

Casos no Maranhão

Conforme o governo do Maranhão, das 15 amostras positivas colhidas dos tripulantes, seis apresentaram maior carga viral para o sequenciamento genômico, que resultou na confirmação da B.1.617.2, considerada variante de atenção, já que pode estar relacionada a uma maior transmissão e, consequentemente, aumento dos casos de internação. As demais amostras dos tripulantes apresentaram carga viral muito baixa.

Também foi anunciado que as pessoas que tiveram contato com os três pacientes que estiveram fora do navio, para assistência em um hospital particular da capital, seguem monitoradas e passarão por testagem.

“É importante destacar que todos os casos foram identificados em tripulantes isolados e, portanto, não há transmissão local confirmada no Maranhão. Além disso, os estudos preliminares mostram que as vacinas continuam sendo eficazes, inclusive para as novas variantes”, pontuou o diretor do Laboratório Central de Referência em Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA), Lídio Gonçalves.

Condições clínicas

O governo do Maranhão atualizou o quadro clínico dos 24 tripulantes do navio. Dos 15 que apresentaram resultado positivo para a Covid-19, 12 permanecem assintomáticos. Dos três pacientes que precisaram de assistência médica, dois retornaram ao navio e apresentam sintomas leves, enquanto um permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de unidade de saúde da rede privada, com quadro de saúde considerado estável.

Medidas preventivas

A importância das medidas de prevenção também foi assunto na coletiva concedida nesta quinta-feira (20). O superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz, destaca que a manutenção dos protocolos sanitários é indispensável. “Independente da detecção da nova variante, precisamos continuar adotando as medidas preventivas como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social. Estas ações continuam sendo eficazes para evitar o risco de contaminação pela doença”, ressalta.

Fonte: ClicRDC

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.