Ouça agora na Rádio

Ouça agora

MPF sugere cassação de prefeito e vice de Xaxim

IdeeChico-Le-Noticias-1024×612-1

Postado em 25/05/2021 por

Compartilhe Agora

O Portal da Transparência do Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer do Procurador Regional Eleitoral de Florianópolis, Andre Stefani Bertuol que sinaliza a efetivação da cassação e aplicação de multa aos eleitos para a prefeitura de Xaxim nas eleições de 2020, prefeito Edilson Antonio Folle e o vice-prefeito, Ideraldo Sorgato (MDB). A decisão foi publicada no último domingo (23) e será avaliada pelo juiz relator do caso.

A chapa Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Folle e Sorgato, é acusada por utilização de abuso de poder econômico e compra de votos. A denúncia é fundamentada em um vídeo que circulou pelas redes sociais que teria mostrado uma suposta compra de votos dos candidatos em uma residência no município, antes das eleições. Na primeira instância, os atuais governantes foram vitoriosos no processo. Agora, a chapa contrária recorrente “Coligação Ainda Mais por Xaxim” (PSL/PP/DEM/PSD/PSDB/REPUBLICANOS) recorreu e o julgamento ocorrerá em segunda instância.

“A Procuradoria Regional Eleitoral, por seu agente signatário, manifesta-se pelo conhecimento e provimento parcial do recurso para que se reconheça a prática de captação ilícita de sufrágio praticada pelos Prefeito e Vice-Prefeito recorridos no tocante ao eleitor C. H. L. e, em decorrência, sejam cassados os diplomas e aplicadas as multas pertinentes àqueles Prefeito e Vice-Prefeito, nos termos acima consignados”, destacou o Procurador Regional Eleitoral, Andre Stefani Bertuol no parecer do MPF

Conforme informações do portal Click Xaxim, o processo será avaliado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Se for acatada a recomendação do MPF, serão afastados o prefeito e vice-prefeito do município de Xaxim e poderão recorrer em terceira instância. Em resposta, na manhã desta terça-feira (25), a assessoria de imprensa da prefeitura de Xaxim informou que não vai se manifestar sobre o caso. Há previsão de manifestação do prefeito e vice e do partido MDB ao longo do dia.

Fonte: Clic RDC

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.