Ouça agora

Entretenimento

Compartilhe agora

A Sociedade da Neve: como estão os sobreviventes hoje?

Postado em 08/01/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Fonte: Netflix/Divulgação

O ano começou com uma das maiores tragédias da história sendo contada na Netflix. Quem já assistiu ao filme A Sociedade da Neve, então, deve estar se perguntando o que aconteceu com os sobreviventes todos esses anos depois.

No filme A Sociedade da Neve, vemos a história de um time de rúgbi que sofreu uma queda de avião nas Cordilheiras dos Andes. Muitas das vítimas morreram na hora do impacto, e outras não resistiram à espera do resgate.

A história da tragédia dos Andes retratada no filme A Sociedade da Neve, da Netflix, já completa mais de 50 anos. Como devem estar, então, os sobreviventes que foram resgatados?


A Sociedade da Neve: como estão os sobreviventes hoje?

Depois de 72 dias à espera do resgate, quase todos os 16 sobreviventes ainda estão vivos em 2024. O último reencontro registrado entre o grupo aconteceu em 13 de outubro de 2022, quando o acidente completou 50 anos.

Porém, eles têm o costume de se reunirem em todo 22 de dezembro, pois é o dia em que foram resgatados. Os sobreviventes da tragédia que já não estão mais entre nós são Javier Methol, que faleceu em 2015, e José Luis Coche, em 2023, e ambos foram vítimas de câncer.

Ao longo de todos esses anos, a história da tragédia nunca foi esquecida. Alguns dos sobreviventes chegaram a escrever seus próprios livros de memórias sobre o ocorrido, mantendo o caso vivo até hoje.

Essas publicações trazem diferentes perspectivas para o acidente, já que cada autor retrata os traumas vividos a partir de suas perspectivas pessoais. Já são cerca de 16 livros publicados sobre o tema, muitos escritos por terceiros.

Uma das publicações que conta essa história, Alive: The Story of the Andes Survivors, ganhou vida no cinema com o filme Vivos, de 1993, que pode ser assistido no Oldflix. O próprio filme A Sociedade da Neve também é inspirado em um livro de mesmo nome do autor uruguaio Pablo Vierci.

Os sobreviventes nunca hesitaram em contar suas experiências, por mais traumática que tenham sidos. Esse detalhe é crucial para que os acontecimentos sejam retratados da forma mais fiel possível no cinema e televisão.


Canibalismo

A tragédia dos Andes ganhou mais atenção da mídia devido ao que manteve os homens vivos até o dia do resgate. Vendo que a comida que estava no avião era escassa e que eles poderiam morrer desnutridos, concordaram em consumir o corpo das vítimas.

Como tudo aconteceu na neve, os corpos ficaram mais tempo preservados, então o grupo teve tempo de pensar na ideia, raciocinar sobre questões morais e religiosas, e de fato começar a consumir a carne.

Ramon Sabella, um dos sobreviventes, falou sobre o assunto na época, dizendo que a ideia, claro, era repugnante no começo. Porém, era a única chance que teriam de sobreviver, e a difícil decisão deu certo.

filme A Sociedade da Neve destaca esses momentos, mostrando como foram as conversas dos sobreviventes até chegarem nesta decisão. O grupo era católico, então levaram em consideração seus princípios religiosos em suas ações.


A Sociedade da Neve

O novo longa da Netflix teve uma recepção positiva nos primeiros dias de estreia na plataforma de streaming, rapidamente conquistando o top 10 de filmes mais assistidos.

Nas redes sociais, muitas pessoas estão comentando sobre o filme e a tragédia, muitos conhecendo a história pela primeira vez. O caso histórico é retratado da forma mais fiel possível, segundo os criadores, e espanta com a qualidade dos efeitos visuais.

Você já pode conferir o filme A Sociedade da Neve na Netflix.

Fontes

Digital Spy