Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Justiça pede nova eleição na mesa diretora da Câmara Municipal de Coronel Martins

JaA8D7mC13E6IyBQY0tiNrPhe4gzkoUT-l3R0TLEn6IMjDUs8xFVy1vXcw4JKbAHP

Postado em 29/04/2021 por

Compartilhe Agora

Desde o início desde ano, a Câmara Municipal de Coronel Martins (SC) segue com a mesa diretora formada de forma interina. O presidente interino é vereador Luiz Carlos Savi (PSD), o mais votado no pleito de 2020.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concedeu uma liminar favorável aos vereadores eleitos do PT, que pediram a nulidade da eleição da mesa diretora. Para o TJSC, houve violação do rito previsto no regimento interno da câmara.

Neste mês de abril, o juiz Pedro Cruz Gabriel assinou a medida liminar confirmando a nulidade da eleição e pedindo para que o presidente interino convoque seus pares para uma segunda eleição “da forma mais breve possível”.

Ao Portal Minutta, o presidente interino do Legislativo de Câmara de Coronel Martins explica que o vereador eleito na primeira eleição da mesa entrou com recurso desta decisão. “Eu estou aguardando a decisão final”, diz Savi.

Sessões

Savi explica ainda que a Câmara Municipal está realizando as sessões a cada 15 dias, nas segundas-feiras, devido a pandemia de Covid-19, sistema que começou ainda em 2020.

Entenda

E janeiro deste ano, durante a eleição da mesa diretora, não houve um consenso entre os vereadores no modo como o processo foi realizado. Houve um empate na eleição da mesa – um dos votos foi rasurado e anulado – e o presidente, que conduzia a sessão, informou que o vereador mais idoso deveria assumir a presidência. “Diante de tal feito, os vereadores do PT optaram por não assinarem a ata e acionar o Poder Judiciário imediatamente para fazer valer o regimento interno”, diz o PT em nota.

Vereadores eleitos

Angelo Ribeiro (MDB)
Chico Cecatto (PT)
Edi Marcos (PT)
Giovani Bottega (PT)
Luiz Carlos Savi (PSD)
Elpidio Santetti (MDB)
Rosa Maria Camargo (PT)
Valdecir de Souza (PT)
Jose de Barba (PSD)

Fonte: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.