Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Legislativo lourenciano manifesta apoio à PEC que garante recursos ao SUAS

Postado em 23/11/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste*


A Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste aprovou, em sessão na segunda-feira (22), uma moção de apelo dirigida à membros da Câmara dos Deputados, em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 383/2017, que prevê a garantia de um percentual mínimo que a União deverá aplicar anualmente ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). De autoria da vereadora Marlice Perazoli (MDB), a proposição também foi subscrita pelos demais vereadores presentes.

Na justificativa, Marlice observa que a assistência social é reconhecida pela Constituição Federal como direito do cidadão e dever do Estado, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93).

“O SUAS é responsável pela gestão da assistência social, caracterizado pela articulação entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal, de forma descentralizada e participativa, sendo responsável por operar a proteção social não contributiva de seguridade social no campo da assistência social”, escreve a autora.

A proposição também considera a importância de manutenção da rede nacional de proteção constituída pelo SUAS e a necessidade de garantir a continuidade de seu funcionamento, sem intercorrências com possíveis cortes de receitas orçamentárias.

“Justificamos que a presente moção manifesta apoio à PEC 383/2017 que, diante da necessidade de garantir a continuidade de seu funcionamento e sem intercorrências de possíveis cortes de receitas orçamentárias, prevê a inclusão de percentual não inferior a 1% da receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro da União para aplicação no SUAS”, acrescenta.

A moção foi encaminhada ao deputado Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados, e à deputada Carmen Zanotto, integrante da Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC 383/2017, a fim de que tomem conhecimento deste apoio.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários