Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Melhorias na mobilidade urbana de São Lourenço do Oeste foram debatidas em audiência pública

Postado em 12/05/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Melhorias na mobilidade urbana de São Lourenço do Oeste foram debatidas em audiência pública*


Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Seguindo os protocolos exigidos diante da pandemia de Covid-19, uma audiência pública sobre a mobilidade urbana de São Lourenço do Oeste (SC) foi realizada na noite de terça-feira (11), de forma semipresencial, no Teatro Professor Arno Ignácio Etges. Presentes, autoridades, debatedores e representantes de entidades, de órgãos públicos e de segurança. De forma online, a comunidade, que participou com o envio de sugestões e questionamentos.

Conduzindo os trabalhos como mediador, o vereador Rennã Fedrigo explanou sobre as demandas da cidade, como estacionamento rotativo, transporte coletivo, vaga rápida, rotatórias, tráfego pesado lombadas e redutores de velocidade.

Prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi falou sobre a audiência sobre o trânsito estar sendo realizada durante o movimento maio amarelo, mês de consciencialização sobre a segurança e o respeito no trânsito, como algo representativo e importante. Adiantou ainda que o município precisa fazer um plano e mobilidade urbana e que estes encontros são importantes para que as decisões sejam mais assertivas.

Dados

Entre os dados apresentados durante a audiência, o alto índice de acidentes chama a atenção. Foram 523 durante 2020, sem vítimas, e outros 54 com vítimas. Embriaguez e desrespeito dos motoristas são as principais causas, conforme relatório repassado aos mobilizadores da audiência.

Experiência

Paulo Roberto Vieira é engenheiro de estradas com longa atuação na área de construção e segurança viária de vias urbanas e rodoviárias, participando da construção ou melhoria de mais de 1,2 mil quilômetros de vias. Eloy Silvestre Kockanny é arquiteto e urbanista responsável, no período 1971 a 2001, pelo planejamento e pela gestão do trânsito na cidade de Curitiba (PR).

Ambos os profissionais foram convidados pela Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, realizadora da audiência pública, por sua experiência. Ambos são donos da empresa Via 11 e já realizaram mais de 250 projetos em todo o Brasil.

Resultado

Durante toda a audiência, as autoridades e debatedores responderam aos questionamentos e ouviram atentos as demandas. Porém, o ato é o início de mudanças futuras e, sendo assim, não houve a apresentação de ações concretas. Todas as autoridades envolvidas com segurança pública se colocaram à disposição para iniciar estudos para melhorias no trânsito.

Entre os assuntos mais debatidos, a implantação do estacionamento rotativo nas vias centrais da cidade, de forma gratuita.

Fonte: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × 3 =