Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Saúde

Compartilhe agora

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde reforça prevenção à saúde da mulher

Postado em 04/10/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Assessoria Prefeitura de São Lourenço do Oeste*


Com a diminuição dos casos de Covid-19 em São Lourenço do Oeste, o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está voltando com consultas, exames e procedimentos eletivos de forma gradativa. Os agendamentos estão sendo realizados para atendimentos dentro e fora do município, de acordo com as condições estabelecidas pelos protocolos sanitários.

Camila Lorenzet, secretária de Saúde, explica que nos últimos meses a preocupação é a prevenção, foco principal da atenção básica. “A prevenção engloba uma gama de ações como orientações, vacinas, exames e consultas. O foco nesse mês de outubro são ações voltadas à saúde da mulher, em especial a prevenção do câncer de colo e de mama”, enaltece. Para Camila, os cuidados preventivos permitem a descoberta e o tratamento das doenças precocemente aumentando significativamente as chances de cura.

A coleta de material para exame citopatológico preventivo para câncer de colo pode ser realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. “É um exame simples, que deve ser realizado de acordo com a orientação do profissional de saúde”, diz a secretária. Já o exame da mama pode ser realizado através do autoexame, mamografia ou ultrassom. “Os profissionais de saúde estão aptos a orientar e esclarecer qualquer dúvida. É importante ressaltar que qualquer mudança na mama merece atenção e a procura pelo serviço de saúde deve ser imediata”, reforça Camila.

O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização, com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Porém, a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste lembra que os cuidados preventivos estão disponíveis e devem ser realizados durante o ano todo.

Fonte: Assessoria Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários