Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Primeira cirurgia cardíaca do Hospital Regional do Oeste é realizada com sucesso

HRO

Postado em 07/07/2021 por

Compartilhe Agora

A primeira cirurgia cardíaca do Hospital Regional do Oeste (HRO/ALVF) foi realizada com sucesso. O procedimento, que envolveu cerca de 20 profissionais – entre médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, secretários e administrativos – aconteceu na última semana de junho. Entretanto, o êxito da cirurgia foi compartilhado pela assessoria do Hospital nesta quarta-feira (7).

O paciente é um senhor, de 62 anos, que mora em Concórdia – no Oeste catarinense. Ele procurou o atendimento de um cardiologista em abril e relatou estar com dores no peito.

Depois, ele foi encaminhado ao HRO para realizar a investigação com a equipe de cardiologia. Depois da realização de um cateterismo cardíaco, foi constatado estreitamentos nas três principais artérias coronárias que levam sangue para o coração, a chamada Doença Arterial Coronariana – a principal causa de óbito no mundo.

Através das melhores práticas médicas, um time de especialistas se empenhou no caso. O caso foi discutido entre a equipe médica, que indicou a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio, conhecida como “cirurgia de ponte de safena”. De acordo com o Hospital, era a oportunidade certa para iniciar esta nova especialidade no hospital, a cirurgia cardíaca.

A cirurgia foi realizada com sucesso na última semana de junho e o paciente recebeu alta cinco dias após o procedimento com plena recuperação, explica o Dr. Guilherme Bernardi, cardiologista intervencionista, médico responsável pelo paciente. O procedimento foi realizado pela Dr. Leonardo Lacava Lopes, cirurgião cardíaco.

O Hospital Regional do Oeste, referência em várias especialidades, agora amplia sua assistência na Cardiologia, com a visão de se tornar uma referência nesta especialidade.

A cardiologia do HRO é formada pelas equipes clínicas com cardiologistas e intensivistas, pela hemodinâmica com procedimentos de cateterismo, angioplastias e tratamento de arritmias, e pela equipe cirúrgica com cirurgiões cardíacos e anestesistas especializados. Atende pacientes particulares e os convênios credenciados aos hospitais.

O Hospital Regional do Oeste (HRO) é administrado pela Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), entidades filantrópica que ainda administra o O Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC), em Chapecó, e o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), em Coronel Freitas.

Fonte: ClicRDC

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.