Ouça agora

Brasil

Compartilhe agora

Brasileiros consideram turismo a terceira atividade econômica mais importante do país

Postado em 23/01/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : turismo-brasileiros-consideram-turismo-a-terceira-atividade-economica-mais-importante-do-pais-14*


Para 79% dos entrevistados, o turismo traz mais benefícios do que prejuízos para os destinos.

O turismo no Brasil tem contribuído significativamente para a geração de novos postos de trabalho e para a geração de renda da população. Esse impacto já é sentido pela população brasileira, que elencou o setor de viagens como a segunda atividade econômica mais importante do país.

Em primeiro lugar aparecem empatadas Tecnologia e Comércio com média 9 em uma escala de 0 a 10. Turismo aparece com média de 8,8 empatado com os setores da indústria e da agropecuária.

Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo entre 7 e 11 de dezembro de 2023,​ que ouviu 2.029 mil pessoas em uma amostra da opinião pública brasileira em todas os estados. O estudo foi apresentado nesta segunda-feira, dia 22, em Brasília.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca […]”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do país (88%) e desenvolvimento regional (84%). Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo e a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil.

De cada dez brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no país. Além disso, para 79% dos entrevistados o turismo traz mais benefícios para os destinos do que prejuízos.

Preferências
 

De acordo com a pesquisa, os tipos de hospedagem mais utilizados pela população são 47% na casa de amigo ou parente.

As atrações preferidas são locais com sol e praia, conforme o levantamento dos brasileiros, que começam a planejar a viagem com três meses de antecedência.

Fonte: Oeste Mais

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 × 1 =