Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Santa Catarina

Compartilhe agora

Chuva atinge cidades de SC; granizo causou destelhamento de casas

Postado em 01/10/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Prefeitura de São Cristovão do Sul*


A chuva entre à noite de quinta-feira (30) e madrugada desta sexta-feira (1º) atingiu cidades de Santa Catarina. Em São Cristóvão do Sul, houve uma intensa queda de granizo. Em um balanço preliminar, a Defesa Civil do município informou que mil casas foram atingidas de alguma forma ou ficaram destelhadas. Não houve feridos.

Por conta dos estragos, as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas nesta sexta. Em nota, a prefeitura informou que todos os moradores que precisarem de abrigo podem ir até a escola Crescer, no Centro. Até as 7h20, uma família foi levada para o local.

A cidade possui cerca de 5,6 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o João Carlos Grobe, coordenador da Defesa Civil municipal, a cidade tem cerca de 1,4 mil residências. Lonas foram distribuídas ao longo da madrugada. “Atingiu praticamente 80% da cidade. Os telhados todos foram perfurados pelas pedras que foram de uma intensidade grande e de tamanho também”, explicou.

Até as 7h20, 2,8 mil residências no Estado estavam sem energia elétrica após quedas acidentais. A maior parte dos desligamentos ocorria em São Miguel do Oeste, que tinha 1,7 mil unidades consumidoras sem luz. As informações são das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Previsão do tempo

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a combinação da atuação de um sistema de baixa pressão com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuvas acompanhadas de temporais em todas as regiões.

No decorrer do dia, há condição de chuva persistente, por vezes forte, entre o Norte e Oeste catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao tempo.

Recomendações

Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193

Fonte: G1SC/Portal Minutta

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários