Ouça agora

Santa Catarina

Compartilhe agora

Cursos, gastos e reação política: o que se sabe sobre a saída da UniPRF de Florianópolis

Postado em 04/09/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : Foto Divulgação*


Ministério da Justiça decidiu mudar para Brasília a sede da UniPRF, que funciona desde 2014 em Florianópolis; prefeito em exercício e governo criticam mudança

Florianópolis não abrigará mais a sede da UniPRF (Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal), responsável pelas atividades de formação, capacitação, atualização e especialização dos servidores da PRF.

O que é a UniPRF?

Criada há mais de 20 anos, a UniPRF funcionava desde 2014 em Canasvieiras, Norte da Ilha, numa estrutura de 80 mil m², com 31 salas de aula, laboratórios, amplo auditório e estrutura para ensino à distância.

A unidade ainda terá dois cursos até dezembro, mas começou a ser desmobilizada. A nova sede será no Distrito Federal.

A saída já era considerada e houve mobilização política para que a sede permanecesse na Ilha, porém, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, decidiu pela mudança.

Antes da UniPRF, o local abrigou um campus da Unisul e um festival de música. O imóvel pertence à iniciativa privada e o contrato atual, com a PRF, vai até fevereiro de 2024.

Por que a UniPRF é considerada importante para Florianópolis?

As atividades da UniPRF trazem, todo ano, uma média de 4.000 a 5.000 pessoas para Florianópolis, contribuindo para a economia, principalmente do Norte da Ilha.

As atividades da UniPRF trazem, todo ano, uma média de 4.000 a 5.000 pessoas para Florianópolis, contribuindo para a economia, principalmente à do Norte da Ilha.

Entenda os motivos da PRF para transferir a UniPRF para Brasília

Em entrevista ao repórter Felipe Kreusch, da NDTV, o diretor da UniPRF, Fabricio Colombo, disse que a decisão é exclusivamente técnica. “É uma fase do processo evolutivo da educação corporativa da Polícia Rodoviária Federal, que tem 23 anos”, explicou.

No passado, a PRF tinha cinco centros de formação distribuídos pelas cinco regiões do país. Em 2014, elas foram unificadas em Florianópolis.

“Naquele momento, era a estrutura mais viável. Não tínhamos outros locais disponíveis e aqui [em Florianópolis] ficou bem alocado. Agora, estamos levando para onde estão as demais universidades corporativas”, ressaltou Colombo, mencionando instituições como a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e a Esint (Escola Superior de Inteligência) da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), todas no Distrito Federal.

Outro aspecto que pesa na decisão é o corte de gastos. Conforme Colombo, levar instrutores e alunos de todos os locais do país para Florianópolis torna o custo operacional dos cursos da PRF três vezes mais alto do que se fosse em Brasília.

Reações políticas em SC

Tanto a Prefeitura de Florianópolis, quanto o governo do Estado querem reverter a decisão. O governo vai pedir uma agenda com o ministro Flávio Dino, para discutir o assunto.

O governo do Estado promete agir para reverter a decisão e tratará disso junto à bancada federal na próxima reunião.

“O objetivo é mobilizar o Ministério da Justiça para que reconsidere a decisão de retirar a UniPRF do Norte de Florianópolis. Será solicitada uma agenda junto ao ministério para tratar do assunto nos próximos dias”, informou o governo, em nota.

O prefeito em exercício de Florianópolis, João Cobalchini, também criticou a decisão. Ele reiterou que a UniPRF, no Norte da Ilha, cumpre importante papel econômico para a cidade e disse que a saída da instituição é uma perda irreparável.

“Sabemos dos esforços de diversas lideranças políticas para a manutenção e somamos nossa manifestação de repúdio à decisão”, disparou Cobalchini.

NÍCOLAS HORÁCIO, FLORIANÓPOLIS

04/09/2023 ÀS 05H20

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

13 + três =