Ouça agora

Destaques

Santa Catarina

Compartilhe agora

Daniela Reinehr assina termo de transmissão de cargo passa a comandar o governo de SC

Postado em 30/03/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Daniela Reinehr assina termo de transmissão de cargo passa a comandar o governo de SC*


Foto: Diorgenes Pandini/NSC

A vice-governadora eleita de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), assinou nesta terça-feira (30) o termo de transmissão de cargo para comandar o Poder Executivo pela segunda vez em menos de um ano. O ato marcou a transição de vice para governadora interina e não teve solenidade. A assinatura ocorreu no fim da manhã em Florianópolis, na residência oficial onde mora.

Essa não é a primeira vez que a catarinense assume temporariamente o cargo. Entre 27 de outubro e 27 de novembro de 2020, ela esteve a frente do Executivo no primeiro afastamento do governador Carlos Moisés (PSL) da gestão. Com uma nova decisão do tribunal de julgamento na noite de sábado (27), ele foi novamente afastado.

Nesta tarde, Daniela deve fazer um pronunciamento ainda sem horário definido. Depois, ela participa de uma reunião com os servidores. A expectativa é pelo anúncio de novos secretários, já que quatro integrantes do governo de Moisés foram exonerados na segunda-feira (29).

Na primeira vez em que foi afastado, em novembro de 2020, Moisés foi absolvido por 6 votos a 3 e voltou ao mandato. À época, o processo de impeachment tratava sobre o aumento salarial dos procuradores do estado.

Agora, o afastamento está relacionado à compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões com dispensa de licitação. Em caso de condenação por crime de responsabilidade, ele perde o cargo e Daniela assume de forma definitiva.

Daniela é natural de Maravilha, no Oeste catarinense, e tem 43 anos. Ela é advogada, produtora rural e ex-policial militar. Em Chapecó, que fica na mesma região do estado, atuou como advogada nas áreas de direito empresarial, administrativo, civil e comércio exterior.

Reinehr assumiu interinamente o governo catarinense entre 6 e 17 de janeiro de 2020, durante as férias de Moisés. A outra vez em que ocupou o cargo ocorreu quando o político foi afastado e neste período foi diagnosticada com a Covid-19. Ela participou de eventos com a presença do presidente Jair Bolsonaro em Florianópolis e cumpriu agenda em diferentes cidades catarinenses.

Ainda no mês que esteve como governadora, chegou a recomendar o uso de máscara em sua rede social, mas apagou a postagem. Ela também foi cobrada por entidades para se posicionar contra o nazismo.

Quando Moisés foi absolvido no tribunal de julgamento, ele retornou ao cargo de governador e ela, ao de vice. Carlos Moisés anunciou mudanças e exonerou alguns nomes indicados diretamente por Daniela.

Fonte: G1 SC

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

13 − três =