Ouça agora

Destaques

Geral

Lateral

Compartilhe agora

Farmácias de São Lourenço do Oeste deixam de realizar plantões; leia nota oficial do Núcleo

Postado em 01/04/2022 por

Feature image

*Fonte imagem : Divulgacao*


O Núcleo de Farmácias de São Lourenço do Oeste (NFARMA), emitiu nesta quinta-feira (31), uma nota oficial relativa a uma decisão tomada pelas empresas integrantes, referente a não mais realização e organização do sistema de plantões.

A nota, que é assinada pelo coordenador do núcleo, Jociel Beal, diz ainda que a continuidade do sistema de plantões se torna inviável, tendo em vista que recente liminar concedida a um estabelecimento comercial impacta na carga horária dos plantões tornando-os reduzidos e honerosos.

Leia abaixo a nota na íntrega emitida pelo Núcleo.

Nota oficial sobre plantões das farmácias

O núcleo das Farmácias da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) se serve deste expediente para comunicar que, a partir do dia 01 de Abril de 2022, as farmácias que integram o atual grupo do plantão deixam de organizar e realizar o mesmo.

O núcleo informa que se trata de uma decisão colegiada, na qual pesa as recentes decisões jurídicas em relação aos horários de atendimento no município e suas respectivas influências na sustentabilidade dos negócios.

Deixamos claro que, desde a implantação do sistema de plantão, em 1983, o objetivo sempre foi servir a população e garantir que todos tivessem acesso a medicamentos em horários alternativos, fazendo valer a lei municipal, a diplomacia e o esforço associativo. Porém, mesmo sendo legítimo o interesse da sociedade, nós, na condição de gestores empresariais, precisamos levar em conta questões de ordem financeira e quadro funcional para a manutenção do sistema de plantão.

É preciso informar também que as empresas integrantes da escala de plantão são defensoras e favoráveis ao livre comércio, porém enxergam que a única alternativa para viabilizar o atendimento a comunidade lourenciana por 24 horas, é por meio do sistema de plantões. Prova disso é que o modelo funcionou por décadas e, por muitas vezes, profissionais e os próprios empresários deixaram de estar em feriados com suas famílias, e atenderam em madrugadas frias, por exemplo, para que a população tivesse acesso aos medicamentos que naquele momento não estavam disponíveis na rede publica de saúde. Salvamos vidas!

Dito isso e observando o mercado farmacêutico no município o grupo conclui que a continuidade do plantão é inviável, tendo em vista que recente liminar concedida a um estabelecimento comercial impacta na carga horária dos plantões tornando-os reduzidos e honerosos.

Infelizmente, em detrimento dos interesses particulares e exclusivamente comerciais, a sociedade mais uma vez assumirá esse passivo.

São Lourenço do Oeste, 31 de Março de 2022.

Jociel Beal
Coordenador do NFARMA

Fonte: Portal TiviNet

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × três =