Ouça agora

Santa Catarina

Compartilhe agora

Indígenas montam barricada para impedir fechamento da barragem de José Boiteux

Postado em 08/10/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : Foto Redes Sociais Divulgação*


Forças policiais foram mobilizadas para viabilizar manobra de fechamento da barragem na noite deste sábado (7)

As equipes da Defesa Civil de Santa Catarina foram recebidas com barricadas e fogueiras nos acessos à barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, na noite deste sábado (7).

Indígenas estão mobilizados para não permitir o fechamento da maior estrutura para contenção de enchentes em Santa Catarina, por determinação do governador Jorginho Mello (PL).

Pelas redes sociais, alguns indígenas chegaram até a transmitir ao vivo a manifestação da comunidade local para não permitir o fechamento da barragem.

Em vídeos divulgados pelas redes sociais, mostrando uma das barricadas montadas pela comunidade local para impedir a chegada das forças de segurança do Governo de Santa Catarina, é possível ver a placa com informações sobre a reforma da estrutura sendo queimada em forma de protesto. As barricadas se concentram também na estrada e na ponte sobre o canal extravasor da infraestrutura.

O maior temor da comunidade é que suas casas sejam alagadas e que a estrutura não comporte as águas que cairão acima da estrutura, que protege especificamente a região de Blumenau.

Policiamento reforçado para garantir fechamento

Várias equipes da Polícia Militar foram mobilizadas para garantir o sucesso das equipes que farão o acionamento manual para fechar as duas comportas da estrutura.

Os indígenas de José Boiteux, mesmo participando de uma reunião com a Defesa Civil de Santa Catarina, para negociar condições que garantam o fechamento da estrutura, seguem contrários à iniciativa.

REDAÇÃO ND, BLUMENAU

07/10/2023 ÀS 21H53

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

catorze + 19 =