Ouça agora

Destaques

Economia

Educação

Compartilhe agora

Mais de 1000 alunos participam de atividades de educação financeira no Sicoob Original

Postado em 11/11/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Assessoria Sicoob*


Num exercício prático do quinto e do sétimo princípio do cooperativismo – Educação, Informação e Formação e Interesse pela Comunidade, respectivamente –, a Cooperativa de Crédito Original, Sicoob Original, realizou, de 26 a 29 de outubro, atividades voltadas à área da educação financeira. A programação, que seguiu os protocolos dos órgãos de saúde em relação à Covid-19 e foi organizada no auditório Celso Deon Lazzarotto – sede da cooperativa –, reuniu alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Sóror Angélica e turmas do 9° ano da rede municipal de ensino.

O trabalho foi conduzido por uma equipe da própria cooperativa e o administrador e palestrante Luiz Carlos Peretti.
A atividade, que envolveu mais de 1000 alunos, foi realizada em forma de palestra e abordou, entre outros assuntos, temas como educação financeira, planejamento familiar, juros, crédito, formas de aposentadoria e o funcionamento dos caixas eletrônicos. Artêmio José Flach, presidente do conselho de administração do Sicoob Original, lembra que esse trabalho faz parte da missão da cooperativa e, em médio e longo prazo, contribui com a manutenção de uma sociedade educada financeiramente, com menos problemas sociais e financeiros. Ele entende que a cooperativa, auxiliando nesse processo, ajuda a desenvolver a economia local e garante a perenidade das atividades. “Pessoas que têm melhor controle financeiro tem menos problemas e vivem melhor. A sociedade ganha com isso”, acrescenta ele.

Comparando o momento e as oportunidades com 20 anos atrás, Flach visualiza um grande potencial nos alunos. O presidente enxerga que eles têm a obrigação de fazer melhor e produzir mais. “È acreditando nisso que o Sicoob Original investe na educação financeira, busca entender as necessidades da sociedade e exercer os princípios do cooperativismo”, observa.

Marciane Pagani e Marcos Henrique Nicolao, superintendente e gerente da agência São Lourenço do Oeste, respectivamente, concordam que o trabalho na área da educação financeira é fundamental e necessário. Segundo eles, o assunto, aos poucos, está ganhando notoriedade e, inclusive, está sendo pautado para integral a grande curricular nas escolas. “As pessoas, às vezes, entendem que educação financeira é apenas ter economia. Isso é importante também, mas não é tudo”, observa a superintendente relacionando o tema, por exemplo, ao planejamento do salário, limite de consumo, planejamento e estratégias para alcançar sonhos e desejos. Com a experiência do dia a dia, Marciane vê que a educação financeira condiciona as pessoas a serem mais assertivas em seus investimentos.

Para o gerente da agência lourenciana, a soma de esforços entre escola e cooperativa permite avanços importantes. Ele avalia que a parceria permite a construção de uma sociedade mais estruturada e próspera. “Os valores e os princípios do cooperativismo, como se sabe, estão em perfeita sintonia com o que se quer como norteadores de vida para os jovens e também adultos desta nação. Quanto mais cooperativa for à nação, mais próspera e justa ela será”.

Colaboração

Além de fomentar o aprendizado, a atividade com os alunos do 9° ano da rede municipal de ensino fez com que mais de R$ 500 em moedas voltassem circular. Em parceria com os professores, a cooperativa provocou os alunos a trocarem as moedinhas por notas de papel ou aplicações. Os mascotes da cooperativa, “Milionário” e “Fortuna”, também participaram de algumas atividades.

Fonte: Assessoria Sicoob Original

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

treze + 15 =