Ouça agora

Destaques

Compartilhe agora

Miss Universo: as regras mais absurdas que candidatas precisavam cumprir no concurso de beleza

Postado em 27/04/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : Reprodução Instagram*


Em 2022, algumas regras do Miss Universo foram atualizadas após mais de 70 anos da criação do concurso de beleza

Aos 60 anos, a advogada e jornalista Alejandra Marisa Rodríguez se tornou a primeira mulher com essa idade a vencer o concurso Miss Buenos Aires 2024. A participação da argentina no concurso de beleza ocorreu depois de uma mudança no regulamento. Nos últimos anos, algumas regras foram atualizadas pela organização do Miss Universo.

Alejandra se tornou a primeira mulher com 60 anos a vencer o concurso Miss Universo Buenos Aires – Foto: @miss.universo_buenos_aires

Limite de idade

Uma das mais recentes foi justamente em relação a idade das candidatas que desejam a cobiçada faixa e coroa de miss. Em 2023, uma nova diretriz estipulou o fim da idade máxima para participar do concurso de beleza.

Em 2024, foi a primeira edição Miss Universo com o novo regulamento em vigor, edição em que Alejandra se consagrou. Com a mudança na regras, o único pré-requisito para as candidatas é ser maior de idade. Antes, somente a inscrição de mulheres entre 18 e 28 anos era aceita.

Sem filhos e solteiras

Até agosto de 2022, as candidatas do concurso de beleza tinham que ser solteiras e sem filhos. Uma mudança histórica mudou a regra. A partir do ano seguinte, mulheres casadas, divorciadas, grávidas e mães ganharam o direito de se inscrever.

Na época, a organização responsável pelo concurso afirmou que sempre se esforçou para acompanhar as evoluções da sociedade e esse foi um passo natural para modernizar o Miss Universo.

Vale lembrar que em 2022, antes da mudança da regra, Brenda da Silva, de 20 anos, natural de Sarandi, na região norte do Paraná, perdeu a coroa do concurso de Miss Paraná após anunciar uma gravidez. O título de Miss da etapa estadual foi para a segunda colocada do concurso.

Mulheres trans

Em 2012, o Miss Universo passou a aceitar que mulheres transgêneros participassem do concurso mundial, nacional, estadual e municipal. Naquele mesmo ano, a modelo trans Jenna Talackova foi autorizada a disputar o Miss Universo Canadá e causou a mudança das regras após mais de 60 anos da criação da competição.

A primeira trans a disputar o Miss Universo foi a modelo e ativista Angela Ponce, no Miss Espanha 2018. Em 2023, a modelo Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, foi vencedora do Miss Holanda, se tornando a segunda mulher trans que participa da competição em nível mundial.

Miss Universo brasileira

O Brasil venceu o concurso duas vezes na história. A primeira campeã foi a gaúcha Iêda Maria Vargas, em 1963. A segunda e última brasileira a conquistar a coroa de Miss Universo foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.

No ano passado a gaúcha Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, foi eleita Miss Universo Brasil 2023. Estudante de Jornalismo, Maria Eduarda representou o Brasil no Miss Universo 2023.

Na  72ª edição do concurso, realizada em El Salvador em dezembro, a brasileira não se classificou para a semifinal do concurso. A representante da Nicarágua Sheynnis Palacios foi coroada no Miss Universo 2023.

Como funciona o Miss Universo?

O sonho de se tornar a mulher mais bonita do mundo começa com a participação no concurso de beleza a nível municipal, na cidade em que a candidata reside. Depois, o município pode indicar a escolhida para a etapa estadual.

Em caso de vitória na competição estadual, a candidata parte para o desafio nacional, para se tornar a Miss Universo Brasil. Somente após essa etapa, é que se torna possível concorrer no concurso internacional.

Já no concurso de Miss Universo um top 20 é definido. Depois de um desfile de roupa de banho, os jurados escolhem as 10 candidatas que seguem para a próxima etapa.

Com um desfile de vestido de gala, o top 5 finalmente é definido. Elas seguem para a parte do concurso em que precisam responder algumas perguntas dos jurados.

Três passam para a etapa decisiva e, novamente, respondem a mais uma rodada de perguntas. Depois disso, finalmente é escolhida a representante mundial do concurso de beleza.

BRUNA ZIEKUHR,BLUMENAU

27/04/2024 ÀS 07H05

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dez + catorze =