Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Saúde

Compartilhe agora

Novo Horizonte inicia vacinação contra o novo coronavírus

Postado em 22/01/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Novo Horizonte inicia vacinação contra o novo coronavírus*


Foto: Prefeitura Municipal de Novo Horizonte

A administração municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (21), a vacinação contra o Novo Coronavírus (Covid-19). Por intermédio da Secretaria do Estado da Saúde, o município recebeu, neste primeiro momento, 13 doses, as quais foram dedicadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19.

Apesar de o volume recebido ser abaixo da expectativa, o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, afirma que o dia 21 de janeiro de 2021 ficará registrado na história, pois marca o início da imunização no município. “Como a demanda é mundial, a gente precisa entender que o processo é gradativo e deve seguir as etapas. Começamos por aqueles que cuidam da saúde, mas vai chegar à vez de todos”, tranquiliza o Executivo.

Sanagiotto explica que o município se soma a outros da região para, em conjunto com entidades representativas como a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), dialogar e construir estratégias que garantam um eficiente cronograma de imunização. “Os protocolos e as decisões são do Estado, mas a união de esforços colabora”. O prefeito projeta que até o final do ano em torno de 60% da população estará vacinada.

Mesmo que a vacinação tenha iniciada, Sanagiotto pede para que a população mantenha os cuidados, como uso de máscara, álcool 70% e o distanciamento. “O vírus ainda está presente no município e a vacina, além serem poucas doses nesse momento, demora certo tempo para garantir a proteção”, resume.

Rogério Acacio Mascarello, secretário de Saúde, concorda que a data ficará na história. “Havia uma expectativa grande em relação ao volume de doses, mas é preciso entender que o Estado recebeu em torno de 140 mil doses para todos os municípios. É um volume pequeno, é verdades, mas o mais importante disso tudo é que a imunização foi iniciada”. Segundo ele, com a vacinação dos profissionais da saúde, os atendimentos vão se reestabelecendo e se cria um clima de segurança nas unidades de atendimento.

Etapas

Conforme o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde, a vacinação seguirá quatro fases – primeira fase para profissionais e trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos; segunda fase para idosos de 60 a 74 anos; terceira fase para pessoas com comorbidades; e quarta fase para os professores. “A nossa sala de vacinação vai seguir esse cronograma até atingir toda a população apta a tomar o imunizante. Todos os lotes de vacinas serão aplicados de acordo com o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde”, justifica.

Segundo o secretário, a população não deve procurar a unidade de saúde neste momento, pois na medida em que houver vacina a disposição a Secretaria vai informar as datas e horários para cada grupo. “Hoje, através da Vigilância Epidemiológica do Estado, a gente já sabe a quantidade de pessoas que deve ser imunizada em cada grupo, mas, infelizmente, não sabemos quando cada um será vacinado”. Conforme o relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado, o município de Novo Horizonte tem 2671 pessoas que se encaixam dentro das quatro fases de imunização.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

18 + 14 =