Ouça agora

Saúde

Compartilhe agora

O que é o transtorno bipolar?

Postado em 02/03/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : colunistas-o-que-e-o-transtorno-bipolar-2-657*


Comumente escuto pessoas falando de forma pejorativa, fulano é bipolar, e confesso que essa fala me causa desconforto, isso porque o que as pessoas chamam de bipolar, são variações de humor ou até mesmo a falta de habilidade sociais nos relacionamentos.

O transtorno de humor bipolar é bem diferente, ele é uma doença crônica, caracterizada pela variação intensa e desproporcional do humor, havendo ou não algum forte fator estressor presente no momento. Essas variações de humor fazem a pessoa agir de forma inadequada, havendo prejuízos em uma ou mais áreas de sua vida. Esse problema torna as pessoas mais vulneráveis a estresses emocionais e físicos.

O início do transtorno geralmente acontece na adolescência ou no começo da fase adulta, embora possa, raramente, começar no início da infância ou aos 40, 50 anos. Quem recebe o diagnóstico de Transtorno de humor bipolar pode ser que apresente, alguns períodos, um estado de “humor normal” o que chamamos de eutimia, ou em outros, um estado de humor alterado. Dentre os possíveis quadros de humor alterado, uma pessoa com Transtorno de humor bipolar pode manifestar a depressão, a mania/hipomania ou episódio misto.

As primeiras ocorrências dos sintomas podem se dar de forma gradual ou com crises mais graves, tanto pela fase de mania como pela fase de depressão, e a frequência, a intensidade e o tempo de cada episódio de humor varia muito de uma pessoa para outra.

A fase de mania começa frequentemente com uma sensação de aumento intenso de energia, de criatividade e de sociabilidade. Neste momento, é comum haver uma falta de bom senso e maior irritabilidade também. Em estado maníaco, a capacidade de se autocriticar costuma ficar muito reduzida, e a pessoa reage de forma mais impulsiva ou mesmo com raiva a qualquer um que aponte um problema.

Na mania, além de se sentir incomumente eufórico ou irritável (ou parecendo assim para aqueles que o conhecem bem), o indivíduo também pode apresentar pouca necessidade de sono (mesmo tendo grande quantidade de energia); pensamento acelerado; dificuldade para focar a atenção, por se dividir em muitos assuntos ao mesmo tempo; um inflado senso de poder, grandiosidade ou importância, e/ou fazer coisas imprudentes ou temerosas, sem considerar possíveis consequências (ex: gastar muito dinheiro, aumento da expressão da sexualidade, descuidar da segurança). Em alguns casos extremos, a pessoa pode até apresentar alucinações (ouvindo ou vendo coisas que não existem) ou ilusões (distorcendo informações recebidas e acreditando em coisas que não são verdadeiras.

O indivíduo com transtorno de humor bipolar também pode apresentar a fase de hipomania, um quadro menos intenso de euforia. Nesta fase, há sintomas similares à mania, mas em menor intensidade. Comumente no episódio hipomaníaco a pessoa se sente melhor que o usual e mais produtiva. Nestes casos, não há sintomas psicóticos (alucinações e/ou ilusões). Desta forma, por sentir-se bem e causa problemas menos graves, a fase de hipomania pode, frequentemente, levar a pessoa a demorar mais para buscar tratamento ou, estando em tratamento, concluir que pode parar a medicação.

Diferentemente das fases maníacas e hipomaníacas, na fase depressiva grave a pessoa se sente triste, melancólica ou apática. Perde o interesse por atividades que normalmente gosta e pode apresentar sintomas como: insônia ou excesso de sono, perda ou excesso de apetite, problemas de concentração, dificuldade para tomar decisões, sentir-se lento ou inquieto; se sentir sem valor ou culpado, ou com autoestima muito baixa, sensação de perda de energia, cansaço físico e mental, e/ou apresentar pensamentos de morte. Em alguns casos de depressão severa a pessoa pode apresentar alucinações/ilusões e a necessidade de internação.

Além disso, há também os quadros mistos, onde ocorrem de forma combinada tanto com sintomas de depressão e da mania/hipomania. Ou seja, a pessoa pode ficar tanto excitada ou agitada como em estado de mania, mas também pode se sentir irritada e deprimida, ao invés de se sentir no topo do mundo. É um quadro que também gera muito sofrimento.

O Transtorno de humor bipolar não ocorre por culpa da pessoa, nem é o resultado de uma personalidade fraca ou instável. Ele é uma condição médica tratável, para qual existem medicamentos específicos e tratamentos psicoterápicos que ajudam a maioria das pessoas.

Buscar informação para compreender o quadro, e principalmente para sabermos ao que estamos nos referindo quando usamos termos como “bipolar”, podem nos ajudar a diminuir o estigma relacionado aos transtornos mentais e fazer com que pessoas que estão em sofrimento sejam encorajadas a buscar ajuda.

Fonte: Oeste Mais

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

16 − 3 =