Ouça agora

Economia

Compartilhe agora

Planejamento e educação financeira no Brasil: como aprender a se programar?

Postado em 21/12/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : publieditorial-24-1-800×533*


Entenda a importância de ter um planejamento financeiro e o quanto ele vai auxiliar a realizar os seus sonhos

Segundo a pesquisa de 2021 do Banco Central, o volume de crédito concedido pelas instituições financeiras aumentou 18,2%, o que comprova que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Isso se deve principalmente ao fato da maioria da população brasileira não ter tido acesso a educação financeira, pois, por meio dela, é possível aprender a utilizar o dinheiro na respectiva realidade de cada um.

E não foi só o endividamento que teve um aumento significativo. De acordo com os números, a inadimplência bateu um novo recorde no Brasil: em abril de 2022, mais de 66 milhões de brasileiros estavam com o nome no vermelho. E deste número, mais de 2 milhões de cidadãos se tornaram devedores.

Diante desses dados, conseguimos ter a total certeza de que a educação financeira no Brasil não é levada a sério. E isso é um fator preocupante, pois está se tornando cada vez mais urgente saber manusear o próprio dinheiro, principalmente os mais jovens.

Mas o que é a educação financeira?

A educação financeira pode ser entendida como uma forma de buscar conhecimentos para lidar com o próprio dinheiro por meio de planejamentos, de forma que você aprenda a gerenciá-lo de forma inteligente, longe de dívidas.

Essa educação vai muito além de saber como gerir as suas finanças, ela também vai possibilitar decisões certeiras perante o consumismo que nos é ofertado todos os dias. Assim, o seu bolso não será impactado de forma negativa.

Além disso, a partir do momento que você lida bem com o seu dinheiro, sem dívidas, você começa a planejar cada conquista que se almeja, sendo capaz de realizar todas elas a curto, médio ou longo prazo.

Qual é a importância da educação financeira?

A educação financeira é, certamente, um assunto que todas as pessoas deveriam estudar desde pequenos, assim evitaria tantas dívidas e nomes inadimplentes. Além do mais, ter o controle financeiro é fundamental para uma estabilidade, mas para isso, é necessário muita organização e comprometimento consigo mesmo.

Reforçamos que a educação financeira é importante para as pessoas de qualquer faixa etária, mas, é claro que quanto mais cedo você conseguir ter acesso a esse aprendizado, mais segurança financeira você terá ao decorrer da caminhada.

E essa segurança financeira vai proporcionar tranquilidade em relação ao dinheiro ao decorrer da vida, isso porque a sensação de contas pagas e ainda conseguir guardar um pouco para realizar os sonhos é a garantia dessa paz.

Como começar a organizar a sua vida financeira?

Para começar a organizar a sua vida financeira, é necessário um bom planejamento. Esse plano envolve observação, autoconhecimento, visão de futuro e disciplina.

O primeiro passo é identificar os seus gastos e ganhos, para começar a listar um por um, além de listar as suas dívidas. Com essas informações, você terá a chance de criar as bases para estruturar a sua vida financeira de maneira que você não fique mergulhado em uma piscina de dívidas.

Separamos 3 dicas que podem te auxiliar nesse processo de organização financeira:

1. Ganhe, economize e invista

O primeiro passo é ter a consciência de quanto o seu trabalho te proporciona todos os meses. Parece algo supérfluo, mas muitas pessoas se perdem com os valores ganhos em meio a pagamentos de dívidas.

Adquirindo a consciência sobre o valor que se ganha no mês, é o momento de avaliar a quantidade e a qualidade dos gastos feitos durante todo o mês. Você pode começar colocando no papel para o seu planejamento as despesas fixas (como aluguel, conta de luz, água, internet e alimentação) e as variáveis (viagens, passeios e lazer).

Esse ponto é o principal, pois a partir dele você vai ter a plena noção da sua realidade financeira e os seus gastos do dia a dia. Com essas informações, é possível refletir sobre os próprios hábitos, em busca de pontos que possam gerar economia de recursos para poder investir.

2. Estipule metas

Sabemos que é difícil ter controle financeiro, e é exatamente por isso que estipular metas pode te ajudar nesse processo de planejamento. Pois são elas que irão trazer a motivação para promover as mudanças necessárias na sua vida financeira.

Além desse ponto, as metas fazem parte do plano de investimento e são essenciais para determinar o quanto você pretende economizar e investir a cada mês.

3. Tenha objetivos claros de curto, médio e longo prazo

As metas são aquelas que são menores e mais imediatas. Já os objetivos vão auxiliar a pensar em momentos futuros. Por exemplo, definir um plano para ser alcançado em cinco anos irá te ajudar a manter a perspectiva de uma meta por vez.

Para concluirmos, alertamos que a educação financeira é fundamental para tornar os seus objetivos possíveis. No início pode parecer difícil, pois tudo que é novo gera o sentimento de dificuldade, mas após você começar, você vai se encontrando na sua própria realidade e irá realizar sonhos que você jamais imaginou que conseguiria.

Fonte : Nd Mais

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 + dezenove =