Ouça agora

Educação

Compartilhe agora

São 38 escolas em greve no Oeste de SC; saiba quais instituições 

Postado em 23/04/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : Geovan Petry NDTV*


Nove municípios do Oeste tem escolas em greve. Em Chapecó, três instituições confirmaram que fazem parte da mobilização

São 38 escolas em greve na Regional de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A mobilização iniciou nesta terça-feira (24) em todas as regiões do Estado e deve atingir nove municípios da região Oeste.

O objetivo da grave é reivindicar melhores salários, condições adequadas de trabalho e concurso público. Nesta terça-feira, às 14h, a mobilização terá um ato em frente à Coordenadora Regional de Educação – CRE/SC de Chapecó.

As informações foram repassadas pelo coordenador do Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação do Estado de Santa Catarina – Regional Chapecó – professor Cleber Ceccon.

O coordenador detalhou que foram deliberadas as reivindicações no dia 4 de abril na Assembleia Estadual com mais de 5 mil professores. As principais pautas tratam do:

  • piso na carreira com a tabela descompactada;
  • hora atividade para todos os setores e segmentos nas escolas;
  • concurso público já, pois em torno de 65% da categoria está em regime temporário/contratação temporária;
  • e também a revogação dos 14% dos aposentados; valor afetado pela reforma da previdência.

A equipe de reportagem da NDTV e ND Mais entrou em contato com o Estado de Santa Catarina. Mas até a publicação desta matéria, às 8h, não obtivemos resposta.

A reportagem também questionou sobre quantos alunos e quais as séries foram afetados pela paralisação, além de como, será a reposição das aulas. Em resposta, a Coordenadoria de Educação da Educação de Chapecó informou que irá repassar os dados ao fim desta terça-feira.

As cidades com escolas em greve:

  • Chapecó
  • Guatambu
  • Caxambu do Sul
  • Planalto Alegre
  • Cordilheira Alta
  • Coronel Freitas
  • Nova Itaberaba
  • Nova Erechim
  • Águas Frias

Carca de 800 profissionais fazem parte das escolas da regional. Mas, nem todos os professores vão aderir à greve.

Caçador em greve?

Conforme o supervisor regional de Educação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Maurício Passos Pinheiro, todas as 19 escolas nos 7 municípios de abrangência da coordenadoria estarão abertas e recebendo estudantes.

Ainda conforme o supervisor, alguns professores vão participar da paralisação, e a escola com mais adesão de educadores é Escola Estadual de Educação Básica Dom Orlando Dotti. A 10ª Coordenadoria Regional de Educação atende 8600 alunos.

Como será a greve em Videira?

Segundo a coordenadora regional de Educação de Videira, Girlene Adriana Borsoi, nas escolas de abrangência da coordenadoria, não é possível afirmar a quantidade correta de quantos professores irão aderir à greve.

“Nossas escolas estarão funcionando normalmente para atender os alunos no período que estão matriculados, as equipes gestoras e os professores que não aderirem atenderão com horário e atividades diferenciadas, se for o caso, para os alunos que estiverem na escola”, finalizou Girlene.

VALERIA CENCI,CHAPECÓ

23/04/2024 ÀS 07H55 

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezesseis − 12 =