Ouça agora

Destaques

Saúde

Compartilhe agora

Transporte de pacientes com Covid-19 de SC para o ES pode ser suspenso nesta semana

Postado em 09/03/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Transporte de pacientes com Covid-19 de SC para o ES pode ser suspenso nesta semana*


Foto: CBMSC/Divulgação/ND

Com a ocupação das UTIs em hospitais do Espírito Santo acima dos 79%, as transferências de pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para o estado capixaba podem ser suspensas ainda nesta semana.

O superintendente de Urgência e Emergência da SES (Secretaria de Estado da Saúde de SC), Diogo Losso, informou que apenas duas transferências previstas para esta terça-feira (9) estão confirmadas.

Isso porque o governo do Espírito Santo estabeleceu a taxa de 80% de ocupação de leitos Covid-19 como um alerta para suspender a chegada de pacientes de outros estados. “O Espírito Santo começa a sofrer agora o que já acontece aqui em Santa Catarina, que é o aumento de internações nas últimas semanas. Assim, as transferências serão avaliadas dia a dia, de acordo com a ocupação dos leitos (no estado capixaba). Somente nesta terça (9) à tarde saberemos se haverá transporte na quarta (10)”, explicou o superintendente.

Desde o anúncio da ajuda do governo do Espírito Santo, quatro pacientes de Santa Catarina já foram transferidos. Três permanecem internados e um homem, que morreu pelo novo coronavírus, chegou na manhã desta terça-feira (9) a Chapecó.

O mesmo voo do Arcanjo 2, aeronave do Corpo de Bombeiros catarinense, seguirá de Chapecó para Vitória (ES) levando mais um paciente. Já um segundo paciente poderá ser transportado por uma UTI aérea também partido do Oeste do Estado.

Na atualização desta terça-feira (9) pela manhã da Secretaria da Saúde do ES, 79,42% dos leitos estavam ocupados. Em nota, a assessoria de imprensa da Saúde capixaba disse que foi informado ao governo catarinense que a garantia da oferta estaria submetida a avaliação do comportamento da ocupação nos próximos dias.

Informou também que a Secretaria da Saúde já disponibilizou 80 leitos para transferência de pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina.

Fonte: ND Mais

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × 3 =