Ouça agora

Destaques

Geral

Lateral

Compartilhe agora

Turista flagra onça-pintada passeando por rodovia do Parque Nacional do Iguaçu

Postado em 25/03/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : Aveni-de-Oliveira*


O profissional de turismo Aveni de Oliveira, que passeava pelo Parque Nacional do Iguaçu, flagrou o passeio de uma onça-pintada na sexta-feira (24) em Foz do Iguaçu (PR).

Conforme o Projeto Onças do Iguaçu, que monitora e realiza trabalho de conservação da espécie na região, o animal avistado é o macho Peter. Nas imagens, é possível ver o momento em que o felino sai da mata em vai em direção a pista. O animal para, olha para o veículo e segue caminhando tranquilamente para o outro lado da rua. Depois, a onça entra no mato.

Segundo participantes do projeto, o animal recebeu o nome em homenagem a Peter Crawshaw, pioneiro no trabalho com onças no Brasil. Yara Barros, coordenadora executiva do projeto, contou que Peter adora mastigar e destruir as armadilhas fotográficas e recebeu o apelido de “mandíbula de ouro”.

Projeto Onças do Iguaçu

O Projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa do próprio Parque Nacional do Iguaçu, que tem como missão a conservação da onça-pintada, espécie-chave, segundo o projeto, para a manutenção da biodiversidade na região do Parque, única reserva da Mata Atlântica na região oeste do Paraná.

Censo estima que 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu
A cada dois anos, o projeto, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, divulga um senso realizado nos parques nos dois países com números sobre a quantidade de onças-pintadas nos dois locais. São cerca de 600 mil hectares de área monitorados pelos dois projetos.

O projeto conta com armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque que permitem um acompanhamento das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna.

Fonte: Portal Minutta

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × 4 =