Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Geral

Lateral

Compartilhe agora

Defesa Civil Estadual reforça ações na primavera

Postado em 22/10/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Flávio Jr*


As estatísticas mostram que a primavera é o período do ano onde ocorreram os eventos climáticos com maior capacidade destrutiva em Santa Catarina. Neste cenário a Defesa Civil Estadual (DCSC) reforça neste período o nível de atenção e incentiva atividades de prevenção e desenvolver a resiliência em Santa Catarina.

Maior Número de tempestades

O grande número de ocorrências meteorológicas na primavera é causado pelo choque de massas de ar frio ainda presentes sobre o hemisfério sul com as massas de ar quente, mais frequentes a partir deste período.

Este quadro meteorológico ainda é reforçado pela localização geográfica do Estado que está situado em uma das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul. O resultado desta combinação é a ocorrência de vendavais, chuva, granizo, ou até mesmo, tornados.

“Por ser uma estação de transição, a primavera ainda possui incursões de massas de ar polar. Como temos maior número de horas de sol, mais aquecimento diurno e a disponibilidade umidade, temos condições favoráveis a contrastes térmicos mais evidentes e a formação de tempestades mais severas”, explicou o meteorologista chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) Murilo Fretta.

Segundo ele, nesta época também são comuns sistemas aglomerados de tempestades que interagem entre si, muitos deles organizados em linha, que causam fortes ventos onde passam.

O meteorologista reforça que na primavera as tempestades geralmente vem acompanhadas de ventos fortes, granizo e chuva intensa, características que podem resultar em enxurradas. Com base nos dados coletados durante 28 anos, o Atlas do Ceped/UFSC, aponta que o maior número de ocorrências de granizo é registrado nos meses de primavera, especialmente setembro e outubro com mais de 150 registros no período analisado.

Da mesma forma, os tornados ocorrem com mais frequência na estação das flores, principalmente no mês de Outubro.

Fonte: OesteMais

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários