Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

São Lourenço do Oeste avança na causa animal com Programa de Tratamento Médico-Veterinário Gratuito

Postado em 25/08/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste*


Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste, na segunda-feira (23), o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Tratamento Médico-Veterinário Gratuito a cães e gatos tutoreados por famílias carentes, resgatados da rua, errantes e retirados de maus-tratos (PL 44/2021). De origem do Executivo, a matéria foi devolvida, para sanção.

“[O Programa] tem por finalidade complementar e dar continuidade ao Plano de Atuação Municipal em Políticas Públicas voltadas à Saúde Pública e Animal, corroborando e atendendo às recomendações do Ministério Público. É de caráter imediato, uma vez que o Município ainda não dispõe de estrutura pública e recursos à construção de um Centro de Tratamento, Recuperação e Bem-Estar Animal”, esclarece o gestor, na mensagem de apresentação.

Ele informa que a proposta foi elaborada com o incentivo e grande auxílio da Fênix (Associação Protetora dos Animais de São Lourenço do Oeste).

Considerando a série de políticas públicas que São Lourenço do Oeste vem construindo, voltadas à causa animal, o gestor observa que, a pesar dos avanços significativos e permanentes alcançados, referentes à castrações, vacinas e educação, e ao enfrentamento aos maus-tratos, há necessidade de possibilitar recursos e procedimentos médicos-veterinários aos animais vítimas de maus-tratos, abandonados, resgatados por associações, ou ainda, cães e gatos doentes, de rua ou comunitários, e tutoreados por famílias de baixa-renda.

O Programa iniciará com orçamento de R$ 25 mil por ano, seguindo com correções monetárias através do IPCA acumulado dos últimos 12 meses, contados a partir da publicação da lei.

Legislativo

Em trâmite no Legislativo, o projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões de Legislação, Finanças e Educação. Em relatório apresentado para a Comissão de Legislação, o vereador Rennã Fedrigo (MDB) observa que “a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal, e o aumento da população de animais domésticos em situações de precariedade amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa”.

O relator também faz um apanhado da vasta legislação, brasileira e internacional, voltada à proteção dos animais. “Após análise incipiente nas legislações sobre o tema, observou-se que tal matéria pode e deve ser regulamentada por legislações próprias. Observou-se também que não possui como intuito de política pública o presente projeto, o de realizar a manutenção das atividades de organizações da sociedade civil, devendo tais necessidades, serem tratadas em conjunto do poder público municipal com base nas regulamentações da Lei Federal 13.019/2014 [que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil], conclui o vereador.

Fedrigo também manifestou-se em defesa do projeto na discussão do plenário. Os líderes de bancada do PT, PSDB, MDB e PP encaminharam votação favorável. Em votação por processo simbólico, o PL 44/2021 teve aprovação unânime (8×0).

Leis relacionadas:

Lei Municipal 2351/2017 – Institui o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de São Lourenço do Oeste – SC, e dá outras providências.

Lei Municipal 2427/2018 – Dispõe sobre a instituição do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, do Fundo Municipal de Proteção aos Animais, e dá outras providências.

Lei Municipal 2575/2020 – Estabelece sanções administrativas para maus tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, a serem aplicadas a quem os praticar, sejam pessoas físicas ou jurídicas, no âmbito do Município e dá outras providências.

Lei Municipal 2605/2021 – Altera a Lei nº 2.351, de 09 de novembro de 2017, que institui o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de São Lourenço do Oeste – SC, e dá outras providências.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Oeste

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quinze − 4 =